Registro de Patentes

O que é PATENTE?

Patente é uma propriedade temporária, legalmente concedida pelo Estado, sobre uma invenção ou modelo de utilidade. É uma forma de reconhecimento do esforço inventivo e, por isso, garante ao seu proprietário direitos exclusivos sobre sua invenção.

Quais são os tipos de patentes que existem?

 São 3 os tipos de patentes:

  •  Patente de Invenção – PI: Algo novo, não conhecido e não utilizado.
  •  Modelo de Utilidade – MU: Toda modificação introduzida em objeto conhecido, que seja caracterizada por nova disposição e que resulte em sua melhor utilização para o fim a que se destina.
  • Desenho Industrial – DI: é o designer de um objeto, protegendo sua configuração externa e não o funcionamento do mesmo.

 Lembramos ainda que para ser concedido o privilégio a patente necessita ter:

  •  Novidade;
  • Aplicação Industrial;
  • Grau Inventivo.

 Por que registrar minha patente?

Para garantir seus direitos sobre ela. Para garantir que não usem sua invenção, sem seu consentimento. Durante o prazo de vigência, o titular tem o direito de proibir terceiros de fabricar, comercializar, importar, usar, vender, etc.

Como registrar minha patente?

Primeiramente é necessário faz uma varredura junto aos bancos de dados de marcas para verificar se existe alguma marca anterior com alguma semelhança com a marca que pretende ser registrada. Nessa hora é essencial contar com um escritório com muita experiência neste tipo de pesquisa. Feitas as verificações necessárias e constatando que a marca pode ser requerida, dá-se entrada ao pedido de registro junto ao órgão federal que trata das Patentes, o INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Para maiores informações entre em contato conosco, teremos a satisfação em atendê-lo.